quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Conversas ao acaso II - O dia dos namorados

O dia dos namorados (aka: dia de S. Valentim) está a aproximar-se. Esta 5ª feira, os casais de todo o mundo celebram, mais uma vez, dando presentes à sua cara-metade. É o dia em que se espera que aquele alguém especial nos faça alguma coisa, é o dia em que se oferece algo à tal pessoa... e é tambem um dia deprimente (para alguns, claro) , consumista e um pouco ridículo.
Comecemos pelo último. Devem estar a pensar "Este gajo é estúpido ou quê?" ou "O quê? É mesmo idiota!", mas já vão ver que tenho razão. Ridículo porquê? Simples: é mesmo necessário ter um dia "especial" para manifestar amor pela outra pessoa? Tem mesmo que se fazer isso exactamente no dia 14 de Fevereiro de todos os anos? NÃO! O amor manifesta-se todos os dias e não este preciso dia não devia ser especial. É como eu disse: ridículo.
Chegamos ao consumismo. Tal como disse atrás, muitos casais dão presentes à outra pessoa, tornando este dia extremamente consumista. Muitas empresas criam produtos e promoções especiais para este dia. Por exemplo, as operadoras de telemóveis fazem preços especiais para a compra de 2 telemóveis iguais e nas lojas de doces veêm-se mais chupas, rebuçados e chocolates em forma de coração, isto tudo apelando ao consumo. Mas uma coisa é verdade: este dia só é consumista se as pessoas quiserem; mas outra coisa também é verdade outra coisa: as pessoas não resistem e acabam por consumir.
Temos, por fim, o aspecto deprimente. Este é um dia bonito, sem dúvida nenhuma. Vê-se os jovens casais a partilhar mais abertamente o amor, mas quem "inventou" este dia esqueceu-se de uma coisa: o que acontece a quem não tem namorado/a? Sente-se deprimido, isolado e esxcluído. Ver todos os casais a trocarem ainda mais amor não é bom quando não se tem namorada, ou pior, quando se está apaixonado e sem namorada/o.
Será este dia assim tão belo e positivo? Para alguns sim, para outros não. E é nisto que as pessoas não pensam quando se aproxima este dia. Podem pensar que estou aqui a dizer isto por não ter namorada... podem pensar que se eu tivesse estaria a dizer que este dia é 5 estrelas. Não. Estou a dizer isto porque, sinceramente, não entendo o que faz deste dia tão especial... são as pessoas que fazem os dias especiais ou não. Dizem que o Natal é quando um homem quiser... pois eu digo que o dia dos namorados é que é quando um homem quiser.

1 comentário:

Excelsior disse...

... :)

Rapaz... impossível não achar que estás a afirmar uma verdade enorme, e quase óbvia... conforme tu encaras um dia, ele pode ser a coisa mais especial do mundo... como a coisa mais vazia, e/ou materialista possivel.

Tudo depende do sentir que for imprimido ao que fizermos...

...e confesso que me fizeste ter um sorriso algo amargo... porque o que dizes em relação ao dia de São Valentim (dia que confesso que independentemente da minha situação amorosa, regra geral me passa um pouco "ao lado"... ligo mais aos "mensários", ou aniversários de início de relacionamento), eu sinto tal qual, mas em relação ao Natal... que de facto, também referes no final da tua crónica...

...são dias complicados, para quem não se encaixa num "padrão", por vezes muito rígido. Quem está nele... sentir-se-á confortado. Quem não se enquadra... é uma excelente forma de ser dramaticamente recordado, de forma constante e fustigante, do que não se tem. No meu caso... já se teve. Mas não se tem.

E muito dificilmente se voltará a ter.

...

... :)

Desculpa lá o desabafo. Mas é que... se me permites... acho que posso arriscar dizer que este foi o teu post mais bem conseguido, que eu tenha podido ver. Pelo menos, foi o que me ressoou mais fundo. Daí... ter "solto" isto tudo.

Fica bem. :)